domingo, 23 de janeiro de 2011

Philippe Goudard


Os ensaios do Teatro da Travessia tem aquecido nossos corpos e corações no rigoroso inverno da França. Lá fora, as vezes, a temperatura chega à 2º C, mas dentro da sala de ensaio a gente segue criando, criando. Cenas, reflexões, erros e acertos, tudo sob o olhar atento e sensível do nosso diretor Philippe  Goudard. Segue aqui um pouco mais sobre a trajetória profissional do Philippe até aqui.

Philippe Goudard é Doutor em Estudos Teatrais por meio de uma tese que reuniu suas pesquisas científicas e estéticas sob o título Artes do circo, artes do risco: impermanência e desequilíbrio dentro e fora da pista, sob orientação de Gérard Lieber na Université Montpellier III, ele leciona no Conservatoire d’Art Dramatique (Conservatório de Artes Dramáticas) de Montpellier, sendo docente de improvisação e jogos clownescos, e colabora com o Departamento de Artes e Espetáculos da Universités Louis Lumière em Lyon. Atualmente é docente, pesquisador e mestre de conferências no departamento de Artes do Espetáculo (seção Teatro / Espetáculo vivo) e pesquisador no núcleo RIRRA 21 (EA 4209) da Université Paul-Valéry em Montpellier (França).

Entre 1988 e 1992 foi professor na École Supérieure des Arts du Cirque (Escola Superior de Artes do Circo - Châlons-en-Champagne, França), e é especialista encarregado no Ministério Francês da Cultura e Comunicação. Seu trabalho de análise da pista circense é frequentemente acolhido por diversas revistas especializadas (Circostradda, Les Arts de la Piste, Autrement, Cinésiologie, Études Théâtrales...), tendo fundado, juntamente com Maripaule B., a coleção Écrits sur le Sable e a série Canevas.

Foi também com a atriz e pesquisadora que, ao terminar seus estudos médicos (Doutorado em prevenção de patologias no circo), apresentou-se como clown por diversos países do mundo, entre 1975 e 2006, com seis espetáculos do duo Motusse & Paillasse. Foi ao seu lado ainda que desenvolveu, dentro da tradição clownesca modernizada, um repertório e uma aproximação contemporâneos ao jogo burlesco e ao circo. Assim, tendo encontrado no circo o teatro que procurava, ele escreveu, interpretou e dirigiu, com Maripaule, em torno de 30 criações de circo contemporâneo, dentro de uma companhia criada em 1973 e exclusivamente consagrada à pesquisa a partir de 1980 (Artistas associados para a pesquisa e inovação no circo, Circo de arte e de experimentação©). Foi o administrador, encarregado da produção e da difusão da Companhia Maripaule B. e Philippe Goudard, ligada ao Ministério da Cultura entre 1973 e 2006; bem como o primeiro administrador de Artes do Circo na Sociedade dos Autores e Compositores Dramáticos, entre 2001 e 2006.

Após ter começado seus estudos na máscara da Commedia dell’arte, criou, em 1973, seu primeiro espetáculo Abel e Caim, um mistério moderno e itinerante com 36 horas de duração nas montanhas de Sainte Baume, no sul da França. Motusse & Paillasse, Clowns (Palhaços), Le Cirque Univers (O Circo Universo), Le Cirque Intérieur (O Circo Interior), Route de Nuit (Estrada da Noite), Empreinte (Pegada), Cirque Nu (Circo Nu), Close Up–Cirque pas comme il faut (Close-up – O circo como não deveria ser), À corps et à cris (De corpos e gritos), Anatomie d’un clown (Anatomia de um clown), são as obras mais marcantes de seu percurso.

No teatro, foi na França, sob a direção de Alain Timar, Yves Gourmelon, Gao Xingjian e Jacques Nichet, que interpretou diversos papéis contemporâneos e clássicos. Mantém periodicamente colaboração com Gao Xingjian, depois de ter atuado em Au bord de la Vie (À margem da vida), em 1993, e em Dialoguer-Interloquer (Dialogar-Ser Interlocutor), de1999; além disso foi seu assistente na Itália na direção de Al margine della vita.

Médico especializado em emergências e autor de uma das primeiras teses da área sobre o circo (sob orientação de Michel Boura e Philippe Perrin - Nancy I), ele inaugurou, em 1988, e depois dirigiu, o Departamento Médico do Centro Nacional de Artes do Circo (Châlons-en-Champagne, França). Fundou, em 1992, a Sociedade Francesa de Medicina do Circo que divulga, junto aos profissionais da Saúde e da Arte, na França e no mundo, a necessidade de uma medicina específica ao praticante das Artes do Circo (parcerias com: Entretiens de Bichat, Med’Art International, Institut National des Sports et de l’Éducation Physique, Centre Médical de la Bourse,...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário