quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

TRAVESSIA RUMO A FRANÇA - TRADUÇÃO

Em 2010, o Teatro da Travessia foi contemplado por um Edital do Governo Brasileiro, que concedeu bolsas a um pequeno número de artistas profissionais da área teatral, das artes circenses e da dança. Esta bolsa, denominada “FUNARTE - Residência Artística” compreende um apoio financeiro a artistas ou grupos interessados em realizar pesquisas práticas e/ou teóricas dentro de em uma instituição de ensino ou mesmo junto com uma trupe estrangeira ou de outra localidade do país.


Nossa proposta consiste em desenvolver em 2011 um intercâmbio artístico entre o Brasil – representado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a trupe Teatro da Travessia – e a França – representada pela Universidade Paul-Válery Montpellier III e, especialmente por Philippe Goudard. A duração total das atividades será de oito meses, dos quais seis se passarão na França e dois no Brasil.

Especialmente em relação ao novo trabalho, o objetivo é proporcionar a troca de experiências e a análise das particularidades de criações ligadas às linguagens clownesca e narrativa. Com este projeto desejamos explorar: a importância do risco e a capacidade de improvisação; a criação no presente da cena; os jogos possíveis com os expectadores; o teatro como experiência para todos os envolvidos. Tudo isso, sem renunciar uma estrutura, uma preparação considerável ou a utilização de um texto literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário