quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O CIRCO - CHARLIE CHAPLIN

Amigos,

Estamos estudando cada dia mais as linguagens clownwsca e burlesca. Na verticalização dos estudos é necessário traduzir os trechos que mais nos interessam dentro da bibliografia proposta por Goudard. Adotamos o procedimento de nos dividir em grupos para preparar as traduções. Em seguida, nós realizamos uma espécie de seminário apresentando o trecho da obra já traduzido, a partir do qual discutimos acerca do conteúdo. Tem sido um trabalho árduo, mas extremamente satisfatório no sentido de aprofundar os estudos da linguagem proposta e também da língua francesa.

Nós também começamos a ver os filmes indicados por nosso orientador. Começamos pelo Chaplin. E neste momento nosso trabalho se transforma em puro riso. E sincera admiração.

Vamos postar no nosso blog trechos e informações sobre cada um dos filmes. E fica também como dica para uma sessão de cinema em casa. Vale a pena.

Hoje: O Circo - 1928


Este é um dos filmes menos celebrados de Chaplin, mas que por causa dele ganhou um Oscar ("por sua versatilidade e genialidade em escrever, dirigir, interpretar e produzir"), o único de sua carreira até o especial pelo conjunto da obra, quando já ancião.

Talvez seja menos querido por lhe faltar uma premissa mais original, como em "Tempos Modernos" ou "O Grande Ditador". Mas este, seu último filme da época do cinema mudo (ele continuaria fazendo filmes sem diálogos por opção), é um perfeito exemplo de sua técnica, misturando riso e lágrimas e com momentos de extremo brilhantismo, como a destruição do número de mágica e a luta com os macaquinhos na corda bamba.

A leveza do filme esconde o fato de que ficou em produção durante anos, com inúmeros problemas (até mesmo uma tempestade que destruiu totalmente o cenário do circo); Chaplin parece ter ficado traumatizado com a experiência, pois sequer cita o filme em sua nada sucinta autobiografia.

Um comentário:

  1. Charles Chaplin foi um dos pioneiros da sétima arte. Pergunte aos alunos se já assistiram a um filme desse artista. É muitos em sua p maioria deles não reconheciam o personagem Carlitos, então assistimos juntos.
    Usei este video em uma aula de discurso direto e indireto, foi muito bom vê, meus alunos do 7º ano apreciando e se emocionando, e entendendo perfeitamente o cinema mudo, e fazendo a associação a vários conteúdos, atuais. obrigada pela disponibilidade do mesmo aqui.

    ResponderExcluir